15/05/2018 - 12h57 Notícia

Mais de 650 práticas estão concorrendo ao 15º Prêmio Innovare

Consultores já iniciaram as visitas para coleta de informações sobre os trabalhos em todos os estados

Encerrado o prazo de inscrições, 654 práticas foram selecionadas em todos os estados brasileiros para concorrer ao 15º Prêmio Innovare (www.premioinnovare.com.br). Deste total, 174 falam de iniciativas que têm como objetivo principal criar mecanismos para o combate à corrupção, tema que dará direito a um prêmio destaque este ano. A categoria com maior número de inscritos (229, no total) foi a Justiça e Cidadania, que é aberta à participação de profissionais de todas as áreas do conhecimento. São Paulo foi o campeão de inscrições, com 73 práticas válidas, enquanto o Rio de Janeiro ficou em segundo, com 56.

As categorias Advocacia, Ministério Público e Tribunal superaram o número de inscritos nos dois anos anteriores. Veja abaixo o número de inscritos por categoria:

Advocacia: 88

Defensoria Pública: 34

Ministério Público: 143

Juiz: 72

Tribunal: 88

Justiça e Cidadania: 229

A próxima etapa é a visita às práticas pelos consultores especializados do Innovare. Desde o dia 7 de maio eles iniciaram as visitas a cada um dos selecionados, para um cuidadoso trabalho de verificação e coleta de informações. Ao todo, 23 advogados colaboram com o Innovare em todo o Brasil, entrevistando os responsáveis pelas práticas, acompanhando a rotina do trabalho concorrente, observando pontos importantes como a eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade (capacidade de reprodução em outros locais), satisfação do usuário, alcance social e desburocratização. As práticas recebidas na categoria Justiça e Cidadania são visitadas pelo Instituto Datafolha.

“Essa fase é um diferencial do Instituto Innovare pois verifica in loco como a prática funciona e isso traz segurança aos jurados, na hora em que formam seu convencimento. O trabalho de visitação dá credibilidade ao Prêmio, porque comprova pessoalmente como cada uma das práticas inscritas está funcionando”, explica a coordenadora do Prêmio, Raquel Khichfy

Somente após esta visitação, as práticas são reunidas para apreciação pela Comissão Julgadora, composta por ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário. Os premiados serão conhecidos em dezembro, durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal.

Sobre o Prêmio

Desde 2004 o Prêmio Innovare vem contribuindo para estimular e disseminar práticas que colaboram para aprimorar a Justiça brasileira. Ao longo dos anos, 175 trabalhos foram premiados entre as mais de 6 mil práticas inscritas em temas como acesso à Justiça, informatização, desburocratização, garantia de direitos, Sistema Penitenciário, apoio à criança, entre outros. Neste período, o Innovare seguiu modernizando sua atuação, abrindo espaço também para a participação da população em geral, em 2015, com a criação da categoria Justiça e Cidadania.

A premiação é mantida pelo Instituto Innovare, uma associação sem fins lucrativos, com a parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), com o apoio do Grupo Globo.

A diretoria, responsável pela coordenação das ações executivas direcionadas à concretização do Prêmio Innovare, é formada pelo diretor presidente Sérgio Renault, pelo diretor vice-presidente Pedro Freitas, e pelo diretor Antonio Claudio Ferreira Netto. Na estrutura também estão a equipe interdisciplinar de apoio e os consultores externos, responsáveis pela verificação e coleta de informações sobre o funcionamento das práticas in loco.

 

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação

Márcia Miranda

marciamiranda.assessoria@gmail.com

Cel/Whatsapp: 021 99618-5751

 

Mais informações sobre inscrições:

http://premioinnovare.com.br/fale-conosco

Secretaria Executiva - (21) 2246-6030