Justiça Simples

Deferida | Autor(es): Júlia Batistella Machado | Categoria: Advocacia | Cidade: São Paulo - SP

Prêmio Innovare - Edição XII - 2015

Fotos
Descrição resumida

O Justiça Simples é uma ferramenta gratuita que facilita a consulta unificada de processos nos tribunais de todo o país, o que acaba ampliando o acesso à própria Justiça. A página inicial de pesquisa pode ser acessada em http://justicasimples.com.br/. Porém, o mais interessante é a consulta direta dos processos, usando o link no formato http://justicasimples.com.br/?p=9999999-99.9999.9.99.9999, onde se substitui o número único do processo. Os links Justiça Simples podem ser copiados em e-mails, salvos na barra dos favoritos ou incluídos em planilhas eletrônicas.

Há quanto tempo a prática está em funcionamento?

O Justiça Simples vem ajudando advogados e demais cidadãos a acessarem processos judiciais desde julho de 2013.

Qual a principal inovação da sua prática?

De uma forma extremamente simples, o Justiça Simples consolida em um só link o acesso a mais de 40 sites diferentes de tribunais brasileiros. Por consolidar as informações em um único link, as possibilidades de uso do Justiça Simples são ilimitadas.

Explique o processo de implementação da prática

Ao pesquisar pela página inicial, o usuário do Justiça Simples insere o número único do processo, digitando ou colando de um texto, sem precisar se preocupar com as pontuações que frequentemente são exigidas de formas distintas pelos sites dos tribunais. Depois de localizar o processo, além de navegar pelas informações de interesse, o usuário pode referir o link em um e-mail, salvá-lo na sua barra de favoritos ou copiá-lo em uma tabela ou planilha, agilizando de uma maneira geral o acompanhamento dos processos. O Justiça Simples não grava nem mantém hospedada nenhuma informação sobre processos. Apenas leva o usuário até a página mais próxima possível, para o acesso das informações diretamente nos sites dos tribunais.

Quais os fatores de sucesso da prática?

A diversidade — inerente à organização judiciária brasileira — infelizmente dificulta e atrasa a localização das informações pelos advogados e demais cidadãos interessados. Frequentemente os advogados precisam acompanhar processos em diversos tribunais e comarcas distintas, cada qual com sites diferentes e campos de formulários próprios, o que demanda tempo e dificulta o acesso às informações. Com ainda mais dificuldade, cidadãos e empresas carecem do conhecimento específico dos advogados, e penam para localizar o site correto e as informações necessárias para acessar informações de processos. O Justiça Simples soluciona essas dificuldades, promovendo o acesso amplo à Justiça.

Descreva resumidamente as etapas de funcionamento da prática

Acesso pela pesquisa inicial 1. Acesse o site Justiça Simples no endereço http://justicasimples.com.br/ 2. Clique na lupa e digite ou cole o número único do processo sem se preocupar com a pontuação, pressionando Enter ao final 3. Navegue livremente pela consulta do processo, usando os botões no menu para acessar as instâncias superiores ou as publicações no diário oficial sobre o mesmo processo. Adicionalmente *. Salve nos favoritos a consulta direta para o processo *. Use o link da consulta para referir um processo em um e-mail *. Copie o link da consulta em uma tabela para acompanhar um número maior de processos

Quais as dificuldades encontradas?

Alguns tribunais segregam o acesso a processos em diversos sites, inclusive de terceiros, dificultando a orientação dos usuários do Justiça Simples para o site correto.

Infraestrutura

Computador e acesso à rede mundial de computadores.

Equipe

Júlia Batistella Machado

Outros recursos

Tempo de conceitualização e desenvolvimento; domínio e plano de hospedagem em provedor de serviços.

Parceria

Não há.

Orçamento

R$ 10.000,00

Qual é a função profissional da pessoa ou natureza dos serviços prestados pela instituição que está se inscrevendo?

Advogada

Explique como sua prática reduz, simplifica ou abrevia as ações judiciais que envolvem o Estado?

O acesso ao site Justiça Simples é aberto e disponível para todos os profissionais interessados, inclusive membros da Advocacia Geral e do Ministério Público. Na medida que o site simplifica o acesso à consulta de processos judiciais, também estas partes são beneficiadas.

Parceiros Institucionais

Apoio